Written by

A Ceagesp completa 50 anos de atividade

Blog| Views: 262

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) comemora cinco décadas neste mês de maio. A empresa foi criada, em 1969, a partir da fusão do antigo Ceasa (Centro Estadual de Abastecimento) e da Cagesp (Companhia de Armazéns Gerais de São Paulo).

Ao longo desse meio século, tornou-se referência na distribuição de frutas, legumes, verduras, pescados e flores para todo o País, por meio de 13 entrepostos espalhados estrategicamente pelo Estado de São Paulo. Também é uma importante aliada do agronegócio, prestando serviços de armazenamento de grãos, açúcar e café, por meio de uma rede de armazéns e silos instalada nas principais regiões produtoras do interior paulista.

Somente no Entreposto Terminal de São Paulo (ETSP), na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista, movimenta, por ano, mais de 3 milhões de toneladas de alimentos, provenientes de mais de 1,5 mil municípios brasileiros e de 18 países. Esses produtos que abastecem 60% da Grande São Paulo e 30% de centrais de abastecimentos em todo o Brasil, geram um volume financeiro anual de quase R$ 8 bilhões.

Sopas na Ceagesp

O entreposto de São Paulo é uma verdadeira cidade, com mais de 700 mil metros quadrados, no coração da Vila Leopoldina. Por lá, circulam mais de 12 mil caminhões e mais de 60 mil pessoas. É lá também que acontece o evento gastronômico mais esperado do inverno paulista. Desde 2009, todos os anos, a partir de todo mês de maio, é realizado o tradicional Festival de Sopas Ceagesp.

O evento foi criado durante as comemorações do aniversário dos 40 anos da Ceagesp e tornou-se, desde então, um sucesso de público. Neste ano do cinquentenários da Ceagesp, a estimativa é de que mais de 70 mil pessoas venham tomar os mais de 60 sabores de cremes e sopas que serão oferecidos ao longo do evento, que vai até 25 de maio.

A atração mais popular desse festival é a famosa Sopa de Cebola, prato que era servido no antigo restaurante Ceasa, de meados da década de 1960 até o meados da década de 1980. A Sopa de Cebola, servida inicialmente para os funcionários da Ceagesp (antigo Ceasa), os comerciantes, seus empregados e compradores ganhou fama fora dos portões do entreposto.

O Festival de Sopas Ceagesp resgatou a antiga receita desse prato e a tradição de tomar sopas na Ceagesp. Nas versões gratinada e sem gratinar, a sopa continua fazendo muito sucesso nos dias de hoje, juntamente com outros sabores de caldos e cremes, alguns deles exclusivos do Festival.

Funcionamento

A temporada 2019 do Festival de Sopas Ceagesp funciona de quarta a domingo no Espaço Gastronômico Ceagesp. O horário de quarta, quinta, sexta e domingo é das 18h até meia-noite. Aos sábados, o horário se estende até 1h da manhã.

Por R$ 43,90 por pessoa, dá para tomar todas as sopas, o quanto quiser (não há cobrança de taxa de serviço). Bebidas, sobremesas e os itens da mesa de antepastos são cobrados à parte. Crianças de até cinco anos não pagam. De seis a dez, pagam metade do valor.

A entrada é pelo Portão 4 da Ceagesp, que fica na av. Dr. Gastão Vidigal, altura do nº 1.946, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. O estacionamento fica no mesmo local e tem preço fixo especial para quem for ao evento.

Compartilhe com seus amigos:

Comente com Facebook

Receba notícias dos Festivais Ceagesp