Os Festivais
Maio a Agosto
O evento mais esperado do outono-inverno paulistano deu origem a todos os demais Festivais Gastronômicos Ceagesp. A grande atração, sem dúvida, é a famosa Sopa de Cebola, nas versões gratinada e sem gratinar. É esse prato fumegante que atrai milhares de pessoas à Ceagesp todos os anos, cuja fama já dura mais de cinco décadas.
Todas as semanas, sete sabores de cremes e caldos, incluindo as duas versões da Sopa de Cebola, entram para o cardápio. Na semana seguinte, novas opções substituem os da semana anterior. Mas a Sopa de Cebola permanece sempre fixa no cardápio até o final do evento.
O Festival de Sopas Ceagesp também é famoso por oferecer sabores exclusivos e pouco convencionais. Junto com a melhor Sopa de Cebola da cidade, o público sempre encontra, ao longo do evento, sabores diferenciados, como o Creme de Pinhão com Cream Cheese, Sopa de Pedra, Sopa de Frutos do Mar, entre outros. Aliás, semanalmente, um sabor de peixe e frutos do mar também entra no cardápio.
Por um preço fixo por pessoa, é possível saborear todas as opções de sabores quantas vezes quiser. No valor, estão incluídos acompanhamentos como queijo ralado, ricota, calabresa assada, croutons, pães, entre outros. Cobrados à parte, estão as bebidas, as sobremesas e os itens da mesa de antepastos.
Setembro a Dezembro
Outra grande atração gastronômica realizada na Ceagesp, desde 2013, o Festival do Pescado e Frutos do Mar também atrai milhares de pessoas todos os anos. Entre as grandes atrações fixas deste evento estão os Camarões Assados no Espeto, servidos à vontade nas mesas, e a Paella à Marinera, gigante, oferecida num tacho de mais de um metro de diâmetro.
Nesse festival, as pessoas já podem comer, à vontade, assim que chegam. A recepção é feita com casquinha de siri, caldinho de peixe e acarajé feito na hora. Mais de 50 itens ficam disponíveis para o público comer quantas vezes quiser. Bebidas e sobremesas, no entanto, são cobradas à parte.
Ao entrar no salão, o público já se depara com a Paella gigante. Ao lado dela, ficam os pratos de acompanhamento. Estão sempre presentes, pirão de peixe, diversos tipos de arroz, farofas variadas, massas com peixes e frutos do mar; moquecas e bobós de camarão, entre outras delícias. Toda semana, peixes variados compõem o cardápio, incluindo sempre opções de água doce e salgada.
Nas mesas, chegam, à vontade, além dos Camarões Assados no Espeto, outras receitas com camarão, além de peixes empanados e assados. Na Mesa de Saladas, não faltam opções com frutos do mar. Nesse festival, também tem os pratos especiais do dia, inclusos no cardápio, como caranguejada, lagosta, ostras e macarrão com camarão.
Janeiro a Abril
Derivado do Festival do Pescado e Frutos do Mar, a proposta desse evento é o de trazer a praia até a Ceagesp. A edição de Verão oferece praticamente todos os itens do Festival do Pescado, mas com uma variedade maior de opções de comidinhas de praia. Também nessa versão, os Camarões Assados no Espeto e a Paella à Marinera são as grandes atrações.
A recepção também é feita com casquinha de siri, caldinho de peixe e acarajé feito na hora. Também ficam disponíveis para comer à vontade mais de 50 itens do cardápio, com destaque para os petiscos de praia. A mecânica é a mesma: por um preço fixo come-se à vontade. Bebidas e sobremesas são cobradas à parte.
Presentes no salão a Paella gigante, os pratos de acompanhamentos, os peixes variados de água doce e salgada. O clima de praia fica por conta da maior oferta de opções de camarão e de peixes empanados e assados. Além do Camarão Assado no Espeto, chegam nas mesas ainda Camarão de Praia com Molho Tártaro e Limão, Costelinhas de Tambaqui, Anchovas e Tainhas assadas, entre outros peixes.
A Mesa de Saladas também ganha atenção especial na Edição de Verão. Todo o frescor das verduras da Ceagesp fica mais presente nesse período, sem contar as opções de saladas de frutos do mar e os ceviches. Os pratos especiais do dia também voltam, para a alegria dos fãs de caranguejada, lagosta, ostras e macarrão com camarão.