O Festival de Sopas Ceagesp 2023 teve início na noite de ontem no Espaço Gastronômico Ceagesp. Cerca de 300 pessoas compareceram à primeira noite do evento gastronômico mais esperado do inverno paulistano.
Esta temporada segue até o início de setembro, sempre de quarta a domingo, das 18h às 23h30. O público pode saborear à vontade sete sabores de cremes e caldos, incluindo a famosa Sopa de Cebola, nas versões gratinada e sem gratinar.
O cardápio traz novidades para o público a cada semana, mas a famosa Sopa de Cebola permanecerá fixa no menu durante todas as semanas deste Festival. Afinal de contas, esse prato quente e revigorante já faz sucesso na Ceagesp há mais de 50 anos.
Primeira semana
Nesta primeira semana do Festival de Sopas Ceagesp 2023, o cardápio conta com Sopa de Rabada, Capeletti in Brodo, Sopa de Bobó de Camarão, Creme de Couve-flor com Roquefort e Sopa de Legumes com Shimeji. Além, é claro, da Sopa de Cebola (gratinada e sem gratinar).
Muita gente aproveitou a noite de estreia das sopas na Ceagesp para matar a saudade dos sabores que aquecem o corpo e a alma durante os meses mais frios do ano. O Espaço Gastronômico Ceagesp lotou, mesmo que o clima em São Paulo, ontem, não tenha estado assim tão propício para tomar sopas.
Presidente da Ceagesp prestigia o evento das sopas
Em clima de festa, o início da temporada de sopas no maior entreposto de alimentos da América do Sul contou com presenças ilustres. Entre elas, a do diretor-presidente da Ceagesp, Jamil Yatim, e do diretor técnico operacional da companhia, José Lourenço Pechtol. Eles foram recebidos por Jair Legnaioli, concessionário responsável pela operação dos Festivais Gastronômicos Ceagesp.
A temporada de sopas deste ano, a décima quinta da história, segue até o início do mês de setembro. Ao longo desse período de 18 semanas, mais de 80 sabores diferentes serão oferecidos ao público, sem contar as duas versões da Sopa de Cebola, que estarão fixas no cardápio em todas as semanas.
Gente de todas os cantos da cidade compareceu na primeira noite do Festival de Sopas Ceagesp. Os funcionários da companhia, lotados no Entreposto Terminal São Paulo, na Vila Leopoldina, aproveitaram que estão ao lado do Espaço Gastronômico Ceagesp e não deixaram de marcar presença no evento.
Alguns funcionários e permissionários da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, o nome completo da Ceagesp, assim como muitos frequentadores do evento, são ainda do tempo em que a Sopa de Cebola era um prato servido nas madrugadas no entreposto.
História da Sopa na Ceagesp
O Festival de Sopas Ceagesp foi lançado durante as comemorações dos 40 anos da Ceagesp, em maio de 2009. Mas a origem do evento remonta aos tempos em que a Ceagesp ainda se chamava Ceasa, e a cidade de São Paulo, funcionava predominantemente à noite, e a cidade ainda não funcionava dia e noite, como nos tempos atuais.
Nas décadas de 1960 e 1970, um dos únicos lugares da então São Paulo da garoa onde se podia comer até o amanhecer era o antigo Restaurante Ceasa. O estabelecimento funcionou no entreposto até meados dos anos 1980. Mas o calor e o sabor da Sopa de Cebola permaneceram na memória do povo que saboreou esse prato no passado.
A partir do aniversário de quatro décadas da companhia, a Sopa de Cebola voltou, para alegria de seus milhares de fãs. Com essa inspiração da receita do passado, o Festival de hoje oferece, além desse ícone da culinária paulistana, outros sabores que também já têm uma legião de admiradores.
Comentários